CORRIDA OFICIAL - GP DE MONACO

Circuito de rua, Distrito de Monte Carlo, MÔNACO.

Logo no início da Sessão Curta, o piloto Celso da Haas perde o controle após a saída do túnel e bate na curva 10, o mesmo sequer conseguiu marcar tempo. Dando sequência à Sessão, McLaren mostra para que veio e Domini crava nova pole. Desta vez sem muitas disputas, Dija RBR  e Maxi Mclaren mantém segundo e terceiro lugar, respectivamente, repetindo a dose ocorrida no Treino Oficial. Sem novidades até aqui. 

Na metade final da Sessão, um piloto da Williams, cujo nossos informantes não conseguiram identificar, tem sérios problemas com asa dianteira (bico) e acaba por atrapalhar os demais pilotos que tentavam marcar ou melhorar o tempo, resultado? A Mercedes do piloto Yorra que estava em volta rápida acaba colidindo forte com a Williams e termina sua sessão sem marcar tempo. Vindo logo atrás, a Mercedes de Suerley colide fortemente com seu companheiro e também encerra sua Sessão ali. Devido a não apresentação de recursos ou provas junto à FOA, o caso acabou ficando por ali, dentro do túnel, longe das lentes das câmeras, com as duas Mercedes quebradas. Pouco depois, Rodrigo Williams e João Ferrari também se envolvem em acidentes, ambos batem forte no Guard Rail gerando prejuízos para suas equipes.

Fato curioso, nenhuma outra Sessão Curta gerou tantos acidentes e batidas quanto esse GP, no total ocorreram 6 acidentes. Mônaco, tão bela quanto desafiadora.

E assim formou-se o GRID:






















Ao apagar das luzes vermelhas é dada a largada.

Tendo o presságio da tragédia acontecendo na Sessão Curta, a Corrida Oficial não poderia ser diferente. Na largada, o piloto João da Ferrari perde o ponto de freada antes da Sainte Dévote e toca uma RBR que estava à sua frente, na sequência colide e roda carro da Mercedes, strike e VSC acionado na primeira curva. O pelotão intermediário sai ileso, Domini, Dija e Maxi disparam na frente. Na volta seguinte, o piloto Tuta RBR roda na curva 14 e gera novo VSC, e outra volta depois o VSC é acionado novamente, dessa vez não conseguimos apurar o motivo correto. Início de corrida conturbadíssimo.

Dada sequência à corrida, o piloto Rique da Ferrari que naquele momento era retardatário, ao receber bandeira azul e ceder espaço para o carro da Mercedes acaba colidindo fortemente com o Guard Rail  logo após a curva 12 e quebra seu carro, fim da corrida pra ele e novo VSC acionado. Até o momento este era o 4º VSC.

No pelotão da frente, uma disputa ocorria entre RBR e McLaren e foi definida por um bico quebrado. Dija que vinha à frente de Maxi mantendo segunda colocação, entra para os boxes e a McLaren também entra logo atrás. Devido o bico quebrado de Dija, Maxi que mantinha seu bico intacto tem um Pit Stop mais rápido e passa à dianteira. Suerley Mercedes que viria logo atrás de ambos os pilotos toma a segunda colocação da corrida naquele momento, duas voltas depois a Mercedes vem para os boxes e as colocações se ajustam, desta vez Maxi estava à frente de Dija. Tudo isso ocorria entre as voltas 9 e 11. 

O piloto Domini da McLaren fazia uma corrida solitária na ponta, distante de todos.

Na volta número 12, a McLaren se envolve com retardatário na curva 5 antes do Hairpin, se atrasando muito, a RBR que vinha logo atrás acaba colidindo e quebrando seu bico. Ainda na mesma volta o retardatário que causou toda a confusão antes do Hairpin, devido os danos sofridos, perde o controle do seu carro e bate na curva 13, gerando novo VSC. Dija vai novamente para os boxes esfriando a disputa de segundo lugar e caindo para quinta colocação momentaneamente.

No pelotão intermediário, Marquinhos da Wiliams se envolve com piloto da Ferrari e por problemas mecânicos abandona a corrida.

Na volta de número 15, ocorria uma disputa pelo terceiro lugar entre Mercedes e RBR, Suerley e Dija respectivamente, na curva 15 a RBR que tinha maior velocidade naquele ponto acaba tocando na Mercedes ocasionando uma rodagem, Dija toma a dianteira.

Alguns pilotos sofriam bastante com a falta de área de escape, batidas em Guard Rails eram constantes, trocas de bicos repetitivas e inevitáveis.

Na parte final da corrida, duas disputas ainda ocorriam, terceiro e quinto lugar estavam em jogo. Na disputa pelo terceiro lugar, Dija RBR dirigiu-se novamente para os boxes e foi ultrapassado por Suerley Mercedes, na saída, ambos lutaram por 3 voltas, porém, a RBR com pneus novos conseguiu sua ultrapassagem na zona de abertura do DRS. Enquanto isso, a outra Mercedes do piloto Yorra que vinha novamente de corrida de recuperação devido incidente na largada, mantinha-se firme até ali, naquele momento a Williams de Rodrigo à sua frente entrava nos boxes, ao sair encontrou a Mercedes em sua colocação e foi para o ataque. A disputa durou 3 voltas, Rodrigo sofria com o traçado, pista estreita e a falta de pontos de ultrapassagem, assim, na quarta volta se viu obrigado a parar novamente, com seu bico totalmente danificado. Derrota da Mercedes por um lado, vitória por outro.

Antes da corrida acabar ainda havia tempo para mais emoção e troca de colocações. Na volta número 32, Maxi McLaren que mantinha segunda colocação desde o primeiro terço da corrida, se enroscou novamente com retardatário no Hairpin e acabou sendo ultrapassado por Dija RBR e Suerley Mercedes, que não tinham nada com isso e seguiram. Na mesma volta, inexplicavelmente Suerley entraria novamente para os boxes, assim, Maxi ganharia uma colocação subindo para terceiro. Está na hora da Mercedes rever suas estratégias de Pit Stop, claramente seus engenheiros não estão alinhados.

Após grandes emoções, inúmeras batidas, dois acidentes, um abandono e muitas trocas de bico finalizamos o GP DE MÔNACO:





Sigam acompanhando, estamos apenas começando nosso campeonato!


ADM/COVIF: Yso92.

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