CORRIDA OFICIAL - GP DA ÁUSTRIA

 Red Bull Ring, Spielberg, ÁUSTRIA.

A Sessão Curta se inicia com os pilotos da McLaren andando forte, como de costume. Ainda no início da Sessão o piloto Marquinhos Williams tem problemas com asa dianteira, perdendo velocidade na entrada dos boxes e acarretando em colisão forte com o piloto Suerley Mercedes, resultado? O piloto da Mercedes amarga uma DSQ na Sessão e passa para a última colocação do GRID automaticamente. Marquinhos toma punição de 5 posições no GRID.

Domini para manter sua hegemonia em pole position fazia inúmeras voltas rápidas, sempre melhorando seu tempo, o medo? Dija RBR tomar sua pole. Por minutos o piloto da RBR ainda conseguia o feito, porém, ao ver os tempos de todos dentro dos boxes, Domini volta para pista e toma sua pole das mãos de Dija.

No final da Sessão a chuva deu as caras e atrapalhou a última volta dos pilotos. Nos bastidores ouvia-se engenheiros da Mercedes e Williams discutindo sobre as ações dos pilotos que culminara no incidente durante a classificação.

E assim ficou o GRID:


Ao apagar das luzes é dada a largada. Ao fim da grande reta na primeira curva, pilotos do pelotão de trás erram o ponto de freada e acertam o pelotão intermediário, vários pilotos rodam e tem suas asas danificadas. Quando todo mundo achava que tinha acabado, na curva 2 a mesma situação ocorrer, "bolo" de carros se tocando no ponto de frenagem e mais bicos quebrados voando. Nada de novo por aqui.

O pelotão da frente seguia sendo puxado por McLaren, Williams e Renault respectivamente.

Na volta número 2 um toque envolvendo Williams e RBR gera muita discussão no rádio das equipes, os engenheiros exaltados passaram cerca de 2 voltas discutindo veementemente o ocorrido, nos boxes vizinhos ouvia-se o alvoroço e estardalhaço das equipes envolvidas.

Na corrida, o piloto número um da McLaren seguia corrida solo se distanciando dos demais, a disputa estava pegada entre as posições subsequentes, hora Maxi era segundo, hora Rodrigo era segundo, e assim seguiu-se até a volta número 8, onde Dija RBR volta ao seu lugar de largada, a segunda posição.

Na volta número 12 o piloto Yorra da Mercedes perde o ponto de freada da curva número 4 e toca em João da Ferrari lançando-o para brita. Na volta seguinte uma disputa pela 8ª colocação, 3 carros brigaram por 3 voltas, Renault, Mercedes e Haas, o desfecho veio na volta número 16. Viktor Renault já havia se distanciado ganhando a posição, quando novamente na curva 4 ocorre outro toque, dessa vez quem levou a pior foi a Mercedes, o piloto Renan ao efetuar a ultrapassagem com suas Haas não calcula corretamente o espaço para o Guard Rail e fecha Yorra, batida forte e bico quebrado. SC na pista.

Durante a formação da fila do SC, o piloto da Rodrigo Williams parecia um pouco desconcentrado, o mesmo já estava na fila em 4º lugar quando subitamente entra para os boxes e cai para 9º, na volta seguinte onde o SC sairia da pista, na curva número 9 erra a freada e acaba colidindo no carro da frente e gerando colisão com o carro de trás, confusão total. Ao fim da corrida o piloto se pronunciou: - Eu pensei ter ouvido meu engenheiro chamar para os boxes, não entendi, mas fui. Na outra volta o piloto da frente não parecia saber o que fazer, freando a todo momento na fila do SC acabei colidindo com ele, complicado - lamentou o piloto. Essa não era uma boa corrida para a Williams até o momento.

Na saída do SC na volta 19 para 20 a corrida voltou a ganhar emoção  com novas disputas no pelotão intermediário. No pelotão de trás, o outro piloto da Williams, Marquinhos, viria a rodar na saída da curva 8, ponto de retomada das duas curvas de alta no Setor 2, novamente Williams para os boxes.

Enquanto isso, uma dura batalha era travada entre as duas Mercedes e o piloto número 2 da McLaren, era a disputa pela 5ª colocação que durou exatas 7 voltas, quando os dois pilotos da Mercedes se sobressaíram na volta número 28, Suerley em 5º, Yorra em 6º e Maxi McLaren em 7º ao fim da disputa.

Assim como aconteceu na Sessão Curta, a chuva deus as caras para a Corrida, na volta número 31 começaram a cair as primeiras gotas. Todos os pilotos sabem que em Red Bull Ring a chuva chega e rapidamente encharca toda a pista, não dando chances para erros, e foi isso que aconteceu. Na volta 31 muitos pilotos que não estavam atentos perderem muitos pontos de freada e o rendimento da corrida caiu imediatamente. Todos para os boxes.

A disputa que que esfriou com a chuva, voltou a aquecer com a entrada dos carros para troca de compostos, pneus intermediários eram obrigatórios já na primeira volta com chuva. Os pilotos da Mercedes e Maxi da McLaren que a pouco se digladiavam pela quinta colocação, se dirigiram para os boxes e mantiveram suas colocações, porém, com a chuva apertando a McLaren se sobressaiu, e logo depois da saída do Pitlane ganhou rendimento e partiu para cima da Mercedes de Yorra. Nesse momento estávamos na volta 32 de 36, mais emoção no fim da corrida.

Naquele momento alguns pilotos do pelotão da frente e de trás se desentendiam com seus engenheiros durante a entrada dos boxes, com confusões de troca de pneus Slick no lugar dos intermediários de chuva, assim perdiam preciosas posições.

Na volta número 35 Maxi consegue a ultrapassagem para cima da Mercedes e agarra o 5º lugar, porém não seria fácil manter por duas voltas sob chuva forte. Na penúltima curva a gasolina do piloto acaba, pois ele mantinha a mistura de combustão rica, apesar de seu engenheiro alertá-lo incessantemente pelo rádio, resultado? Na última curva, o piloto Yorra que viria à toda velocidade após sair da zebra colide na traseira da McLaren, que ainda assim consegue segurar o 5º lugar, a Mercedes amarga 6ª colocação.

E assim ficaram as posições ao fim do GP da ÁUSTRIA:








Temporada OURO F1, onde as emoções nunca cessam, a chuva hora ou outra cai, e os nervos estão sempre à flor da pele.

Fiquem ligados, nossa próxima corrida é o GP da GRÃ-BRETANHA. Até lá!!


ADM/COVIF: Yso92.

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