Um misto de frustrações, polêmica, batidas e muita confusão! - GP do AZERBAIJÃO

 

Chegamos ao tão aguardado Circuito Urbano de Baku, AZERBAIJÃO. Para o alívio de todos os pilotos, a chuva não deu o ar da graça e tudo ocorreu conforme o esperado, ou não.

Na Sessão Curta, tudo seguiu de maneira tranquila, sem batidas na subida do castelo, sem DSQ ou NC e ninguém cumprindo punições. O destaque foi para a estreia do dia, o piloto Renan que acabara de ser contratado pela equipe Racing Point, cravou o 4ª melhor tempo e conseguiu ótima posição no GRID. Alguns pilotos seguem tendo dificuldades em conseguir boas colocações na classificação e Domini da McLaren defende sua pole tranquilamente até o momento. Dois pilotos optaram por fazer sua volta rápida de pneus médios e assim iniciar a corrida; ousadia, coragem ou otimismo? Só a pista dirá. Assim ficou o GRID após a Sessão Curta:

E deu-se início à Corrida Oficial. Como era de se esperar, na primeira curva uma confusão generalizada, pois, a curva fica a poucos metros da linha de largada, ocasionando ali um Strike de carros na pista, e a entrada do SC, logo na primeira curva, no início da corrida.
Todos mantendo ritmo baixo para completar a primeira volta e formar a fila atrás do SC, na subida do castelo, ocorre um fato curioso, muito normal para a pista, devido a dificuldade da curva e o trecho muito estreito, o piloto João da Ferrari comete erro e bate logo na entrada da subida, assim, acaba por fechar todos os pilotos que vinham atrás, atrasando a formação de fila do SC. 
Curiosidade; fato exatamente igual aconteceu nessa mesma curva do castelo em BAKU, na temporada 2019 com piloto CHARLES LECLERC, que também é piloto da Scuderia Ferrari. LECLERC no momento tentava cravar seu melhor tempo na volta de classificação e bateu ali, na famigerada e traiçoeira subida do castelo.
Voltando à corrida, devido a batida, João tem o carro muito danificado e acaba por abandonar a corrida. O SC permanece na pista por quatro voltas, na segunda volta mais um piloto bate nos muros e abandona a corrida, dessa vez, Marquinhos Williams. Após a saída do SC e relargada na volta número 5, o piloto Tuta RBR não volta concentrado e acaba por bater na traseira de Domini McLaren ocasionando, assim, mais um abandono na corrida. A surpresa? O carro de Tuta segue na corrida sendo controlado pela IA.
Não perca a conta, até o momento foram apenas 5 voltas, 1 SC e 3 abandonos de corrida. BAKU, não se pode brincar com essa pista.
Após o reinício da corrida tudo parecia que iria fluir bem, porém, mais acidentes fizerem o VSC ser acionado 3 (três) vezes, um atrás do outro, a corrida parecia não fluir naquele momento, e mais um SC foi acionado devido as batidas e abandonos. Ao todo, foram 7 abandonos no decorrer da corrida, além dos pilotos citados acima, ainda abandonaram; Celso Haas, Rodrigo Williams, Renan Racing Point e Venâncio Renault, todos os abandonos por batida ou acidente, o GRID finalizou com apenas 7 (sete) pilotos reais.
Durante os momentos que o VSC e SC não eram ativados, havia-se corrida, e como se não bastasse todas as batidas e acidentes, ainda havia espaço para a polêmica. Na volta 18, o piloto Yorra da Mercedes mantinha-se em segundo lugar, quando, na curva 3 sofreu uma ultrapassagem nada convencional de Venâncio da Renault, e em sequência na curva 7, antes da subida do castelo, o outro piloto da Renault, Viktor, que estava logo atrás na quarta posição tocou a Mercedes e a rodou. Renault saiu à caça, assunto para o FOA.
No final, nenhuma estratégia funcionou, venceu aquele que sobreviveu na pista, com o mínimo de habilidade para desviar dos destroços e se manter distante das confusões e acidentes. Novamente, Domini da McLaren mostrou suas garras e porque é o piloto a ser batido. Assim ficou o GRID ao final da corrida, Domini McLaren, Viktor Renault e Tuta RBR:




Esse provavelmente será o GP com mais pit-stops e SC acionados durante a corrida, disparado. Salientamos ainda, devido o piloto Tuta RBR ter abandonado a sessão e seu carro ter sido controlado pela IA, por regra, o pódio não é considerado, passando assim a terceira colocação para o piloto da sequência, no caso, Yorra da Mercedes, que vem para o seu primeiro pódio.

A tão temida corrida no Circuito Urbano de BAKU, GP do AZERBAIJÃO teve o seu desfecho dramático, com abandonos em massa, vários acidentes e polêmica. Tudo era possível, tudo aconteceu.

Após a corrida assim ficou a tabela do campeonato:





Lembrando que nosso próximo encontro é o GP da ESPANHA, Circuito da Catalunha. Até lá!!


ADM: Yso92.

Comentários

FOA/Suerley disse…
Nem acredito que eu sobrevivi a tudo isso!

Postagens mais visitadas