CORRIDA OFICIAL - GP DA GRÃ-BRETANHA
Circuito de Silverstone, Silverstone, INGLATERRA.
Inicia-se a Sessão Curta. Uma das classificações mais tranquilas do campeonato até o momento, sem nenhum acidente ou abandono durante a Sessão. Como é de praxe, disputas intensas pelas primeiras posições entre McLaren e RBR, dessa vez, a McLaren consegue dobradinha nas três primeiras colocações. Domini, em primeiro e Maxi em terceiro, entre eles Dija da RBR.
Os demais pilotos até tentam alcançar as primeiras colocações para o GRID de largada, porém raras são as oportunidades oferecidas pelos pilotos da frente. Na Sessão Curta da GRÃ-BRETANHA o terceiro colocado Maxi deixa uma diferença de meio segundo para o quarto colocado, Suerley Mercedes.
E assim ficou o GRID para a corrida:
Ao apagar das luzes é dada a largada. O circuito de Silverstone é conhecido por suas curvas de alta velocidade, e assim é logo na primeira curva, alta velocidade. Na largada todos os pilotos de pé embaixo até a curva 1, com um ângulo de 120° à direita todos fariam uma curva tecnicamente apertada porém tranquila, não foi o que aconteceu. Na tangência da primeira curva uma Haas freia o suficiente para gerar um toque com a RBR que viria atrás, ambos colidem e ao lado uma Mercedes é pega no "embolar" dos carros, prejuízo para as três equipes. Na parte da frente, duas McLaren, uma RBR e uma Mercedes seguem com suas posições de acordo o GRID inicial.
Ainda na primeira volta, os dois carros da Ferrari se embolam no início do S, curva 11, e saem da pista gerando SC.
Até a formação da fila e saída do SC foram 3 voltas, o carro de segurança saiu no início da volta número 4 gerando novas disputas entre todos os pilotos, porém, tudo seguiu conforme o início da corrida.
Após 7 voltas a McLaren de Domini tem problemas com ABS e perde o traçado durante as curvas do S, curvas 11, 12, 13 e 14, dessa maneira Dija RBR ultrapassa e passa a liderar a corrida, atrás, seguiam Maxi, Suerley e Venâncio nas demais colocações, respectivamente.
Na volta número 10, novamente um carro da Ferrari se perder e roda no S de Silverstone, parece que a equipe realmente não encontrou o Setup correto para essa pista. Na mesma volta, Domini McLaren entra para troca de compostos, e cai para 4ª colocação momentaneamente. As estratégias começavam a aparecer.
Na volta seguinte, o piloto Suerley da Mercedes perde o controle na curva 1 rodando o carro com seus compostos macios se esvaindo. Nos boxes os engenheiros já haviam chamado para a troca, mas, a audácia e gana pela posição fez o piloto pagar caro. Ouvia-se no rádio o piloto bradando - filha da pu$# - enfurecido com seu próprio erro.
E na volta número 12 foi a vez dos demais pilotos que brigavam na frente irem para os boxes, Dija, Maxi e o enfurecido Suerley vêm para os boxes respectivamente, neste momento Domini que havia feito sua parada na volta anterior sobe para segundo, pois, a RBR consegue fazer a parada mais rápida da corrida, o que mantem Dija em primeiro, a frente da McLaren. Devido a rodagem, os mecânicos da Mercedes tem que fazer a troca de bico de Suerley, o que atrasa muito e fez com que o piloto caísse para 7ª colocação.
A partir dai uma disputa feroz ocorria pela primeira colocação, Domini que saiu dos boxes com compostos novos foi para cima da RBR que segurou o piloto até a volta número 15, quando, na curva 7 um retardatário atrapalha o piloto Dija fazendo com que ele perdesse a posição para a McLaren, e de quebra provoca um dano na asa dianteira. Tudo indicava que o resultado da corrida seria definido por um retardatário.
Após a volta número 15 tudo ocorreu tranquilo, sem disputas até a volta 21. Rique da Ferrari não estava tendo um final de semana feliz, na curva 15 o piloto perde o controle do carro e bate, fim de prova para ele. Definitivamente o Setup para essa corrida não era o correto.
No final, apenas uma última troca de posições, a Mercedes de Suerley que estava vindo de recuperação após a troca do bico consegue ultrapassar Tuta RBR, que tinha adotado estratégia de compostos duros depois do incidente da largada e fazia boa corrida até o momento. Suerley ganha a 5ª colocação na volta número 23.
Ao fim da corrida, com dobradinha da McLaren no pódio, assim ficaram as colocações:
Fiquem ligados, nossa próxima corrida é o GP da ALEMANHA, até lá!!
ADM/COVIF: Yso92.
Comentários